A importância da conservação da biodiversidade nos sistemas agrícolas

Actualmente, o maior desafio enfrentado pelo mundo é dar resposta à necessidade crescente de alimentos, fruto do crescimento exponencial da população.

Como resultado têm-se assistido ao uso inadequado dos recursos naturais e à intensificação dos sistemas agrários, os quais exercem uma enorme pressão ambiental, promovendo a degradação e destruição de habitats, espécies úteis e potencialmente úteis.

A estratégia a adoptar para minimizar o impacto da agricultura massiva deverá basear-se em três conceitos fundamentais: agricultura sustentável, segurança alimentar e biodiversidade.

A biodiversidade é a base de todos os sistemas de produção, envolvendo animais e todo o tipo de culturas e os seus ecossistemas. Do ponto de vista agrícola, a biodiversidade consiste na variabilidade e variedade de animais, plantas e microorganismos importantes para a alimentação e agricultura, constituindo a base do equilíbrio do próprio sistema agrícola.

Os ecossistemas agrícolas dependem também de factores sócio-económicos (como políticas de subsídios e de mercado, que determinam a espécie a ser produzida), de condições edafo-climáticas e das espécies adequadas às mesmas. Outro factor a considerar é o papel fundamental do agricultor na preservação da biodiversidade agrícola. O conhecimento dos agricultores tradicionais, que advém de gerações passadas, deve ser valorizado pois daí resultaram as mais variadas estratégias de sobrevivência: controlo de pragas e doenças, selecção de melhores materiais vegetais e conservação de populações. A diversidade que se pode encontrar nas espécies autóctones e nos cultivares tradicionais, resultado de longos anos de adaptação às condições ambientais existentes, é de extrema importância para a conservação e valorização dos recursos fitogenéticos.

Para a implementação de uma agricultura sustentável a nível mundial, os esforços deverão concentrar-se na conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, na segurança alimentar e no ambiente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s