Caçadores de Buracos Negros

A colisão entre dois buracos negros deixa uma assinatura que podemos ouvir

A colisão entre dois buracos negros deixa uma assinatura que podemos “ouvir”

A Universidade de Cardiff desenvolveu um jogo interessante e que está aberto a todos: caçar buracos negros.

O princípio teórico é simples: quando dois buracos negros colidem, emitem ondas gravitacionais que têm uma forma característica. Escutando atentamente, podemos “ouvir” essas ondas e detectar estes corpos estelares. Na prática é mais complicado: o ruído de fundo tem uma grande presença e torna muito difícil escutar estas ondas. No jogo, somos convidados a encontrar estas ondas escutando ficheiros de som simulados. A tarefa vai ficando cada vez mais difícil, à medida que a intensidade de ruído é muito superior à intensidade das ondas gravitacionais.

O jogo tem vários níveis de dificuldade, mas o mais interessante aguarda-nos quando acabamos de jogar e somos convidados a contribuir para a procura de buracos negros escutando ficheiros reais de dados obtidos por várias instituições. Quem sabe não encontras um buraco negro e ficas, para sempre, ligado à sua descoberta!

A iniciativa de colocar a comunidade na internet à procura destes monstros do cosmos é muito interessante, mas não é inédita. Aqui há alguns anos foi lançado um projecto chamado SETI@Home, promovido pela SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence – Busca por Inteligência Extra-Terrestre), que tem como objectivo colocar um enorme número de computadores à procura de padrões nos sinais detectados em radiotelescópios, padrões que indiciassem uma origem inteligente.

Links:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s